A cidade de Cuiabá recebe pela primeira vez uma edição do WGP Kickboxing neste sábado, dia 15 de junho, no Centro Poliesportivo São Gonçalo. Na luta principal da noite, o brasileiro Matheus Nogueira encara o chileno Ivan Galaz pelo cinturão Peso Cruzador (até 85,1kg) que está vago desde a saída do ex-campeão Cesinha Almeida para o UFC. O evento vai conhecer também o próximo desafiante ao título dos Meio-Médios (até 71,8kg) com a disputa do Challenger GP da divisão. Na primeira semifinal, o brasileiro André Martins encara o argentino Fernando Amaya, enquanto do outro lado os compatriotas Jones Coliseu e Dioginis Overeem duelam pela segunda vaga na final que será disputada na mesma noite. O evento conta ainda com outras 10 lutas, com destaque para embate feminino entre a brasileira Suellen Bittencourt e a chilena Maqui ‘Maquinita’ Orellana, pela divisão peso-mosca feminino (até 52kg). O show começa com o Undercard ao vivo no YouTube do WGP Kickboxing às 17h40 no horário local e 18h40 no horário de Brasília. A transmissão das Super Fights e Main Card fica por conta do Canal Combate para todo o Brasil a partir das 19h30 no horário local e às 20h30 no horário de Brasília.
WGP 76: Matheus Nogueira vs Ivan Galaz
Data: 15/06/2024
Local: Ginásio Poliesportivo São Gonçalo – Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Horário Undercard: 17h40 (Horário Local) 18h40 (Horário de Brasília)
Horário Super Fights e Main Card: 19h30 (Horário Local) e 20h30 (Horário de Brasília)
Transmissão: YouTube WGP Kickboxing (Undercard) e Canal Combate para todo Brasil e DirecTV para América Latina e Caribe (Super Fights e Main Card)
Protagonistas da noite batem peso e confirmam a luta pelo cinturão
Na tarde desta sexta-feira, dia 14 de junho, foi realizada a pesagem oficial do WGP 76. Protagonistas do main event da noite, Matheus Nogueira e Ivan Galaz não tiveram problemas com a balança e marcaram dentro do limite de 85,1kg da divisão dos Cruzadores. Dioginis Overeem, Jones Coliseu, Fernando Amaya e André Martins representantes do Challenger GP dos Meio-Médios, também ficaram dentro do limite de 71,8kg da divisão da categoria e confirmaram os duelos.
No card principal, a maioria dos demais atletas marcaram os pesos limites de suas respectivas categorias e as lutas foram confirmadas, exceto Matheus Gomes e Claudinha Gomes, que ficaram 500g e 700g, respectivamente, acima do limite de suas divisões e começam a luta com menos um ponto no primeiro round.
O cinturão Peso Cruzador do WGP volta a ser disputado após quase dois anos. O cinturão ficou por volta de quatro anos com Cesinha Almeida, um dos atletas mais marcantes da história do WGP com múltiplas participações desde as primeiras edições. Em agosto de 2023, ele ganhou uma chance no Dana White´s Contender Series e após ótima vitória conseguiu o sonhado contrato com o UFC, tendo que abrir mão do título do WGP. Com o cinturão vago, a organização começou a trabalhar em uma nova disputa, que foi confirmada na última semana.
E esse duelo coloca frente a frente duas gerações distintas do Kickboxing. De um lado está o experiente chileno Ivan Galaz, que aos 39 anos, já disputou o título do WGP em três oportunidades, duas delas contra o próprio Cesinha em suas duas últimas aparições no evento, e outra contra Felipe Micheletti, na categoria de cima, dos Pesados, em 2018. Galaz é reconhecido como uma verdadeira lenda de Kickboxing sul-americano e soma participações em diversos eventos internacionais, como por exemplo o Glory Kickboxing. No WGP ele soma sete participações e nas últimas duas vezes que enfrentou Cesinha pelo título não foi derrotado. Na primeira, no WGP 54, no Chile, a luta terminou empatada e o título ficou com o brasileiro. Já na última, na edição 66, o duelo foi considerado como No Contest após o chileno não conseguir voltar a luta depois de receber um golpe desferido por Cesinha um segundo depois do gongo ter soado. Agora ele tem mais uma chance de chegar ao cinturão.
E do outro lado está um jovem em clara ascensão. O curitibano Matheus Nogueira de 26 anos tem sua grande chance no WGP após um caminho de sucesso na organização. Foram nove lutas, com sete vitórias e apenas dois reveses. Ele atuava na categoria dos Super-Médios (até 78,1kg), onde chegou até a final do All-Star GP, sendo derrotado por Gustavo Jones, atual campeão da divisão. Nos últimos dois duelos ele subiu de categoria e engatou dois triunfos seguidos diante de Allyson Campos e Anderson Boyka, se credenciando assim para a disputa de título. Matheus é membro da Teixeira Team, tradicional equipe da cidade de Curitiba e que já conta com um campeão no evento, Petros Cabelinho, na divisão dos Meio-Médios.
Challenger GP define próximo desafiante nos Meio-Médios
Por falar em divisão dos Meio-Médios e Petros Cabelinho, o WGP 76 também vai conhecer o próximo desafiante da categoria com um Challenger GP que promete demais. Na primeira semifinal o encontro será entre o brasileiro André Martins e o argentino Fernando Amaya. E os dois vem de ótimos resultados no evento. E curiosamente ambos vêm de vitória sobre o mesmo atleta: o experiente e ex-campeão da divisão Ravy Brunow. Enquanto André bateu Brunow em seu último duelo, na edição 72, faturando o cinturão brasileiro profissional da CBKB e soma outras quatro vitórias em seis lutas no evento, o argentino Fernando Amaya vem motivado por duas grandes atuações em duas lutas no WGP. Ele soma dois triunfos por nocaute no primeiro round, sendo o último deles na edição 74, em abril, com um lindo chute alto também em cima de Ravy.
Do outro lado da chave estão os brasileiros Jones Coliseu e Dioginis Overeem. Coliseu tenta chegar novamente ao caminho do título já que enfrentou Petros Cabelinho na edição 70 e acabou derrotado por decisão dividida. Com seis vitórias em oito lutas no evento, ele vem motivado pelo triunfo por unanimidade sobre Metralleta Torino no co-main event da edição 74, em abril. Já Dioginis também vem com uma boa bagagem de resultados positivos. Invicto com quatro vitórias em quatro lutas no evento, sendo duas delas por nocaute, ele ganhou o GP na edição WGP Studio 3 em parceria com o Fight Music Show e se credenciou a participar do Challenger. Ele também treina e faz parte da equipe do ex-campeão dos Super-Médios Jonas Salsicha.
O WGP 76 conta ainda com outras dez lutas e o destaque vai para o duelo feminino internacional entre Suellen Bittencourt, que vai em busca do seu terceiro triunfo consecutivo, diante da experiente chilena Maqui ‘Maquinita’ Orellana, um nome bem forte e conhecido no seu país e que faz sua estreia no WGP. Quem também retorna na edição 76 é o paulista Marcio de Jesus, que foi o último desafiante da divisão dos Meio-Médios e agora enfrenta Matheus Gomes em uma das Super Fights da noite buscando retomar o caminho das vitórias na categoria. Essa luta também é o duelo reserva do Challenger GP.
WGP 76 Main Card
Main Event: WGP Title Bout
Cruiserweight (85,1kg)
Matheus Nogueira (84,8kg) (Teixeira Team – BRA) vs Ivan Galaz (85kg) (Brutal Striker – CHI)
Challenger GP – Final
Light Middleweight (71,8kg)
Winner Semifinal 1 vs Winner Semifinal 2
Special Fight
Women´s Flyweight (52kg)
Suellen Bittencourt (51,4kg) (Daniel Mattos Striker’s Team/APKB – BRA) vs Maqui ‘Maquinita’ Orellana (51,1kg) (Apacheta Ñark1 – CHI)
Challenger GP – Semifinal 2
Light Middleweight (71,8kg)
André Martins (71,7kg) (R8 – BRA) vs Fernando ‘El Toro’ Amaya (71,5kg) (Huargos Gym/Dojo Serpiente – ARG)
Challenger GP – Semifinal 1
Light Middleweight (71,8kg)
Jones Coliseu (71,1kg) (Coliseu Team/União ABC/Fight Gym) vs Dioginis Overeem (71,7kg) (TF Team)
WGP 76 Super Fights
Challenger GP – Reserve Fight
Light Middleweight (71,8kg)
Marcio de Jesus (71,7kg) (Equipe Alvaro Aguiar) vs Matheus Gomes (72,3kg) (CT Black Fight)
Super Fight
Heavyweight (94,1kg)
Jeffinho Almeida (93,1kg) (Federação de Kickboxing do Mato Grosso do Sul) vs Carlão Lima (92,4kg) (Carlão Fight Team)
Super Fight
Catchweight (75kg)
Ahlan Yoschida (74,3kg) (CT Black Fight) vs Danilo Dias (74,9kg) (Team AFT)
Super Fight
Women´s Lightweight (60kg)
Debora Santos (60kg) (Dragão Branco) vs Claudinha Gomes (60,7kg) (The Rocky Kickboxing)
Super Fight
Super Lightweight (64,5kg)
Oscar Schmidt (64,2kg) (Casa Fight Chapada) vs Octavio Henrique (63,5kg) (Striker Top Brothers)
WGP 76 Undercard
Fight
Lightweight (60kg)
Silas Rafael (59,8kg) (Dragão Branco) vs Wellynton Coringa (59,7kg) (Striker Top Bothers)
Fight
Cruiserweight (85,1kg)
Bruno Castedo (84,9kg) (Feras do Pantanal) vs Agnon Costa (85kg) (Centro de Treinamento Agnon Costa)
Fight
Light Middleweight (71,8kg)
Mateus Cebola (70,6kg) (Dragão Branco) vs Kallel França (71,3kg) (Nova União)
Fight
Cruiserweight (85,1kg)
Silvio Augusto (84,5kg) (Striker 0579) vs Bruno Paolo (90kg) (Striker Top Brothers)
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com
© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦ Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design