Projeto de natação transforma vidas em Valinhos (SP)

O projeto Nadando com Daniel Dias tem transformado a vida de alunos com deficiência em Valinhos, São Paulo. Nesta terça-feira (6), o ministro do Esporte, André Fufuca, conheceu de perto a iniciativa, durante mais uma rodada do Ministério Itinerante.

O projeto Nadando com Daniel Dias tem transformado a vida de alunos com deficiência em Valinhos, São Paulo. Nesta terça-feira (6), o ministro do Esporte, André Fufuca, conheceu de perto a iniciativa, durante mais uma rodada do Ministério Itinerante.

Segundo Daniel Dias, essa é mais uma das grandes conquistas na vida dele. “Neste núcleo, atendemos 80 crianças de Valinhos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, fazendo a diferença. Para mim isso tudo representa muito – trazer o sonho para essas crianças. Fui um dia um garoto que sonhou em ser atleta, e o esporte mudou minha vida”, completou.

De acordo com Patrícia Saraiva, mãe do aluno Pedro Henrique, que prefere ser chamado de Pedrão, a prática da modalidade transformou a vida da criança. “Para o meu filho, a natação está funcionando como terapia, porque contribui para a socialização e o desenvolvimento do meu filho, pois crianças autistas normalmente têm mais medos e mais sensibilidades. Com o cuidado da equipe técnica, ele está tendo um crescimento absurdo. Eu só tenho a agradecer!”, destacou, emocionada.

A iniciativa

O projeto Nadando com Daniel Dias foi criado pelo maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes, e leva o nome do campeão paralímpico. A iniciativa atende pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, pretende auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.

Para participar da iniciativa, a criança precisa estar regularmente matriculada em escolas da rede pública de ensino. O objetivo é estimular a prática esportiva saudável entre pessoas com deficiência, criar oportunidades dessas crianças e adolescentes se desenvolverem e, ainda, revelar talentos para o esporte competitivo. O projeto utiliza a Lei de Incentivo ao Esporte para captação de investimentos, e tem cerca de R$ 664 mil em recursos aprovados.

Outras visitas

Ainda em Valinhos, André Fufuca e o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, visitaram a sede do projeto Yoga: Corpo & Mente, que beneficia 80 idosos e crianças em vulnerabilidade social, e a do projeto Natação Inclusiva, que acolhe 60 crianças com Transtorno do Espectro Autista. O ministro esteve também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, em que discutiu a formação de parceria para a construção de um equipamento esportivo no local.

Para o ministro, o município paulista é um exemplo a ser seguido. “Essa cidade é o sonho da gente! Valinhos tem 130 mil habitantes, e de cinco a seis projetos da Lei de Incentivo funcionando todos os dias. Isso é um sonho para o Brasil!”, concluiu. 

CONTATO:

Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com

Informações:

Anúncios
FAQ

© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦  Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design

plugins premium WordPress