Acompanhando a disciplina, o respeito pelo adversário e o espírito de competitividade da luta, a Prevent Senior/NewOn vai reforçar os valores dessa modalidade por meio da parceria firmada com a Chute Boxe. E o primeiro compromisso pós-parceria já está marcado: a defesa do cinturão peso-leve, que pertence a Charles do Bronx. O brasileiro foi desafiado e irá enfrentar Dustin Poirier, no UFC 269, no próximo dia 11 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A Chute Boxe é uma academia brasileira que forma ícones da luta. A equipe fez seu nome no mundo do MMA no final dos anos 1990 e atualmente conta com grandes nomes da modalidade, entre eles justamente Charles do Bronx. A filosofia que embasa as artes marciais despertou a atenção da Prevent Senior.
“Acredito que todos os esportes são ferramentas transformadoras para o corpo e mente. Com a popularização do MMA, percebemos uma excelente oportunidade para mostrar aos atletas dessa modalidade que prevenção e saúde são essenciais para o seu desenvolvimento e performance”, disse Mayra Ventura, head de esporte da Prevent Senior/NewOn.
A executiva ainda ressaltou os valores presentes na modalidade. “Outro ponto importante desta parceria é tornar conhecida cada vez mais a filosofia que o MMA carrega”, Mayra explica. “Uma filosofia composta por disciplina, superação de limites e respeito ao próximo, conceitos importantes para o desenvolvimento de futuras gerações.”
O lutador Charles do Bronx elogiou a parceria. “Ser um atleta de alto rendimento é uma tarefa muito difícil para o esportista brasileiro, ainda mais em uma modalidade de contato como o MMA, na qual a convivência com as lesões é praticamente diária”, afirma o lutador. “Ter esse apoio da NewOn é fundamental, principalmente para os lutadores que estão iniciando suas carreiras. Essa é uma parceria que já começa campeã e com a melhor estrutura que poderíamos querer. Com certeza vai gerar muitos frutos para o esporte brasileiro.”
Diretor-executivo da Prevent Senior/NewOn e responsável pelo projeto, Álvaro Razuk destaca as características nobres envolvidas nos esportes de luta.
“O MMA é um esporte violento, sabemos disso, mas esses atletas da equipe Chute Boxe vão receber cuidados cognitivos fundamentais para a carreira e vida deles. E as artes marciais são mais do que isso. Há um fair play muito importante em torno das lutas, além de um respeito, hierarquia e disciplina muito grandes. Isso é admirável e nos encanta”, afirmou Álvaro Razuk.
A NewOn atuará nessa parceria diretamente com Ricardo Eid, formado em Medicina Esportiva e que trabalha diretamente com alta performance. Dr. Ricardo morou nos Estados Unidos, onde aprendeu e se especializou em traumas na cabeça, a chamada concussão cerebral.
“Traumas repetidos de cabeça podem gerar problemas graves no futuro. Em esportes como o MMA, a longo prazo, se o atleta tiver várias pancadas na cabeça, isso pode ter desfechos catastróficos”, diz Eid.
Justamente na intenção de reduzir esses riscos, o trabalho com a equipe Chute Boxe será feito previamente, com uma avaliação inicial. “Primeiro vamos avaliar como o indivíduo está cognitivamente, como está a saúde cerebral dele, a memória, atenção, tomada de decisão, tudo isso”, explicou o médico.
Após a avaliação, será detectado o caso do atleta. Claro, a maioria das situações pode ser tratada. Mas, o fundamental é diagnosticar lesões que não aparecem em exames de imagem, por exemplo. Para isso, o trabalho cognitivo é absolutamente fundamental.
“Esse é um dos passos nos quais temos um grande diferencial. Detectando essas lesões, podemos tratar e proporcionar uma longevidade à carreira dos atletas que antes não tinham essa oportunidade e viam suas carreiras encerradas antes da hora”, detalhou Eid.
Esse foi justamente o caso de Stevan Felipe Garcia Felippe. O ex-lutador teve a carreira precocemente encerrada. Atual Promotor de Saúde da Prevent Senior, Stevan fez questão de colaborar e proporcionar longevidade e alta performance aos atletas de hoje. Estar cercado de todos os cuidados possíveis através da mais alta tecnologia e de profissionais gabaritados agora é realidade.
“Com uma cabeça extremamente aberta ao esporte e à importância dos cuidados com o atleta, a Prevent Senior abriu as portas ao MMA, que é um esporte violento, claro, mas que tem uma filosofia de respeito e gratidão muito bonita e fundamental para o esporte. E a equipe Chute Boxe tem a postura que procurávamos para isso. Eles estão completamente alinhados aos nossos ideais e a parceria já é sucesso”, diz Stevan.
A preocupação com o considerado necessário em saúde no MMA atualmente é muito maior. Por isso, a Prevent Senior/NewOn entra como parte decisiva neste novo momento da modalidade no Brasil.
“Aliados à ciência, os atletas terão uma segurança maior, passarão por avaliações, exames, estudos e, com isso, reduziremos muito o problema que existia no passado, como o que eu enfrentei, de o atleta ver sua carreira encurtada por essa falta de cuidado. Nós somos uma fábrica de atletas no Brasil. Somar a garra do nosso atleta à tecnologia da Prevent é algo fenomenal”, concluiu Stevan.
E a cobertura oferecida pela Prevent Senior/NewOn não se restringe ao trabalho de concussão cerebral. Com a parceria, os atletas da equipe contarão com um serviço de saúde completo, desde o trabalho nutricional, passando pela área de psicologia, até cirurgias, se necessário.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com