Após diversos feitos e títulos conquistados em décadas de sucesso no mundo das lutas, os irmãos Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro resolveram expandir o olhar vencedor para o universo educacional. Em método inédito no Brasil, a dupla lançou o projeto “Esporte Para Além das Fronteiras”, que visa unir a prática esportiva e os valiosos ensinamentos das artes marciais à estrutura curricular das escolas. Realizado em parceria entre o Instituto Team Nogueira e a instituição Inteligência Educacional, o projeto conta com uma coletânea de livros de autoria dos Irmãos Nogueira com Pedro Trengrouse e Felipe Piovesana, e já começa a ser implementado nas escolas do país, tendo início em Várzea Grande (MT).
– Estamos trabalhando nesse material há muitos anos e, com ele, buscamos transformar vidas por meio daquilo que as artes marciais nos ensinaram. O esporte pode alavancar a educação de uma forma incrível, além de influenciar em diversas áreas. Uma pessoa que pratica esportes e é saudável, por exemplo, ajuda positivamente a saúde pública, a segurança… e assim vai se criando uma corrente positiva em diversos âmbitos. Eu e o Rodrigo (Minotauro) somos, acima de tudo, campeões da vida, e queremos criar muitos outros. – Explicou Minotouro.
Responsabilidade, disciplina, trabalho em equipe e confiança são alguns dos valores ensinados pelo projeto, que busca agregar bons hábitos aos alunos e estimular uma vida mais ativa. A iniciativa vem em um momento oportuno, pois o cenário mundial é alarmante: 80% dos adolescentes de todo o mundo não praticam exercícios com frequência e intensidade adequadas para sua faixa etária, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
– No Brasil, são várias as pesquisas e estudos que mostram a realidade de descaso e distanciamento entre os jovens e a atividade física. Isso fora o grande índice de evasão escolar. Os Estados Unidos são um grande exemplo. Lá, em todos os colégios, o esporte está unido à educação desde o início até a faculdade, e não à toa eles são uma potência olímpica. Nossa ideia é criar essa cultura esportiva por aqui e gerar vencedores para além das fronteiras – Declarou o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007.
E a iniciativa já começa a sair do papel. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, foi realizado o primeiro treinamento para a implementação do projeto junto à equipe coordenadora da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande/MT. O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais que irão aplicar o método para cinco mil alunos em cinco polos. Estiveram presentes Jadir Pereira (superintendente de esportes), Giordani Moreira (coordenador de esportes) e Elson Moreira (professor), todos de Várzea Grande, além de Rogério Minotouro, um dos criadores do projeto.
– Queremos agradecer aos irmãos da Team Nogueira, vai ser um sucesso! Nós queremos atingir cinco mil jovens no município, com o objetivo da qualidade de vida, da cidadania e dessa busca pela interação do jovem junto ao esporte – Salientou Sílvio Fidélis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (MT)
Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, os Irmãos Nogueira vão a Maceió (AL) inaugurar mais uma parceria e expandir a iniciativa.
– Com talentos tão ricos, o Brasil ainda não possui uma cultura esportiva nas escolas. Nosso intuito é criar esse DNA do esporte pelo país, formando pessoas que vão fazer a diferença na sociedade! – Concluiu Minotouro.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com