Faixa-preta condecorada da Checkmat, Mayara Custódio teve um ano para não ser esquecido em 2021. Campeã mundial sem kimono, a lutadora brilhou em uma das principais competições da modalidade no ano. Foi a primeira vez que Mayara conquistou o título na faixa-preta, superando grandes nomes do Jiu-Jitsu feminino. Número 6 no ranking da IBJJF, Mayara Custódio não está satisfeita com a colocação, a faixa-preta agora busca o ouro do Pan para melhorar a sua posição na lista e colocar mais uma medalha no peito:
— Estou super empolgada para o Pan, vai ser a minha primeira competição desse ano, dei uma pausa nas competições agora no início do ano porque tive COVID e também competi bastante no ano passado. Então achei melhor dar esse descanso para o meu corpo pra voltar mais forte e com tudo para o Pan — declarou Mayara Custódio.
O Pan Jiu-Jitsu deste ano, evento realizado pela IBJJF, será realizado entre os dias 5 e 10 de abril na cidade de Kissimmee, Flórida, e vai reunir alguns dos maiores nomes da modalidade no mundo da arte suave. Aos 33 anos, a lutadora que iniciou na arte suave apenas aos 26, hoje pode dizer que é uma das melhores do mundo. Campeã de grandes torneios por todas as graduações que passou, Mayara ainda faturou em 2021 a medalha de bronze no mundial com kimono.
Além de todo o trabalho nos treinamentos e foco nas competições no circuito norte-americano, Mayara carrega a bandeira da defesa pessoal, incentivando inúmeras mulheres a aprender técnicas de autodefesa nas redes sociais. Com números alarmantes, tanto no Brasil, quanto nos EUA, a violência contra a mulher tem causado inúmeras vítimas pelo mundo todos os dias. Com o objetivo de inspirar cada vez mais mulheres a aprender as técnicas do Jiu-jitsu e da defesa pessoal para se defender, a atleta falou sobre essa batalha que trava todos os dias, onde serve de inspiração:
— Hoje nos Estados Unidos, 1 entre 4 mulheres já sofreu algum tipo de agressão/assédio urbano ou caseiro, sei que esses números no Brasil são ainda maiores. A defesa pessoal ajuda as mulheres a se prevenir e a realmente se defender. Tem sido muito gratificante poder agregar esse conhecimento para a vida das pessoas — finalizou a faixa-preta.
Graduada pelo mestre Sebastian Lalli, Mayara ainda soma no currículo o ouro do Campeonato Mundial Master em 2020 como faixa-preta, peso e absoluto. Somando mais de 7 anos de carreira na arte suave, a lutadora espera fazer de 2022 o seu grande e continuar com a série de conquistas para a aumentar a sua coleção de medalhas e alcançar o top do Ranking da IBJJF.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com
© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦ Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design