No último dia 10 de setembro, aconteceu o Campeonato Maranhense de Wrestling, em São Luís (MA) e a Mempodera ficou em 3º lugar no pódio por grupos, conquistando 12 medalhas e um troféu. Ao todo, 12 atletas da organização participaram da competição, no estilo Livre Feminino. A competição, organizada pela Federação Maranhense de Wrestling, teve como palco o Golden Shopping, e contou com três categorias, sendo a greco-romano; livre masculino e livre feminina, do infantil ao master.
Antes das conquistas, é importante lembrarmos da equipe e das atletas que tornaram o momento possível. “Foi um misto de sensações, sentimentos e emoções. Alegria, entusiasmo, orgulho e gratidão por ter força e perseverança mesmo diante de todo o estresse, da ansiedade e de todos os obstáculos, pois estar a frente da captação de recursos (por meio de rifas) e da organização das meninas para o campeonato foi um desafio. Gratidão também por todos aqueles que compraram a ideia conosco e investiram com alegria. Também sou grata e feliz por cada aluna que entendeu que esforço é além do treinar em cima de um tatame, mas correr atrás para vivenciar experiências únicas como a que elas viveram. É saber que elas nos olham como alguém que pode ajudá-las a sonhar e alcançar cada degrau do seu sucesso, e o melhor de tudo para mim, é subir com elas e poder passar adiante mais ensinamentos do Wrestling e da vida”, comemora a professora Renata Diniz.
Uma das atletas da organização e que conquistou medalha de bronze foi Geissa Suellen de Araújo, de 17 anos, e que está no projeto há um ano. “Participar do campeonato foi incrível, uma experiência maravilhosa e uma aventura que nunca passou pela minha mente. O campeonato foi uma porta que se abriu para mim, pois por meio dele surgiram novos sonhos e objetivos de vida”, explica.
Participar do campeonato foi sinônimo de motivação para a atleta
Para a jovem, participar da competição agregou em diversos aspectos da sua vida. “O autoconhecimento foi o principal, porque percebi que eu posso ultrapassar meus limites e que tudo bem ficar em terceiro lugar, além de mostrar o quanto eu sou forte e posso conquistar tudo que eu quiser, basta eu querer e correr atrás. Me motivou também a lutar pelos meus sonhos e ter um objetivo que há algumas semanas eu não tinha, que era o que queria fazer quando terminasse o ensino médio. Eu não tinha uma profissão em mente e viver isso me ajudou bastante”.
Para a presidente da associação, Lidia Silva, a equipe foi o principal destaque da conquista. “Dar as nossas meninas a oportunidade de participar de um campeonato oficial foi uma grande chance de mostrar que podemos sim chegar onde quisermos e que nada é impossível. Foi a primeira participação de nossas meninas do Maranhão em um campeonato oficial, e é com o maior orgulho que a Mempodera, junto com essa equipe maravilhosa que temos, conquistou a 3ª colocação entre equipes, um feito inimaginável e que prova a verdadeira essência das nossas meninas. Elas iniciaram uma coleção de conquistas (que não ficará apenas no esporte), trazendo para casa 12 medalhas e a certeza de que nenhum sonho é impossível”, pontua a presidente da Mempodera, Lidia Silva.
A Mempodera é uma associação que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos e busca promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação. Sua atuação é em Cubatão (SP) e em São Luís (MA), onde Suellen participa. “A Mempodera tem um papel muito importante. O projeto trouxe oportunidades de vivenciar momentos incríveis e conhecer pessoas que apesar de serem diferentes de mim, aceitam minhas diferenças sem julgamento. As professoras sempre conversam comigo e é muito bom, eu me sinto amada e não falto uma aula do projeto”, conclui.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com
© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦ Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design