Uma das maiores campeãs da história dos campeonatos mundiais, Fernanda Mazzelli está em temporada no EUA para treinar e participar das principais competições de Jiu-Jitsu do ano. O primeiro deles foi disputado neste mês de outubro, após realizar uma quarentena no México onde treinou com a faixa-preta Itzel Bazúa Aguilar na academia Zenith, a lutadora desembarcou em solo norte-americano para disputar o Campeonato Mundial No Gi. Disputando o título na categoria superpesado, Fernanda acabou ficando com o bronze após perder para Mayara Custódios nas semifinais.
— Treinei bastante sem quimono, e acho que senti um pouco a força, estava muito leve para a categoria superpesado, devido a estratégia mesmo, porém, acabei sentindo. A força ficou um pouco a desejar devido a quarentena no México, treinei menos a parte física, mas estava bem, não foi o meu dia mesmo — analisou Fernanda.
Referência para muitos atletas de Jiu-Jitsu no Brasil e no mundo, Fernanda já se consagrou campeã mundial 4 vezes, se somados os títulos com e sem kimonos da IBJJF, apenas como faixa-preta. Vendo de perto o crescimento do Jiu-Jitsu feminino ao passar dos anos, e contribuindo para essa evolução e reconhecimento, a lutadora falou sobre essa nova geração que vem brilhando, e como encara o desafio de enfrentar atletas mais jovens:
— Está chegando cada vez mais meninas mais duras, mais novas, estou com 33 anos, lutando na categoria adulto, e ainda continuo com muita vontade de lutar e dar o meu melhor— declarou Mazzelli ao falar sobre enfrentar atletas da nova geração do Jiu-Jitsu feminino.
Primeira mulher a conquistar o título mundial da IBJJF em 3 categorias diferentes com kimono, a lutadora capixaba agora volta as atenções para o Campeonato Mundial Master, que acontece no dia 13 de novembro em Las Vegas, Nevada, será a primeira vez que Fernanda disputa o torneio. Após a competição, a lutadora ainda vai disputar o Campeonato Mundial com kimono da IBJJF, que acontece em dezembro, a lutadora vai em busca do quarto título do torneio que reúne os maiores nomes da arte suave do mundo na Califórnia.
— Estou fazendo essa preparação nos EUA para lutar nesses grandes eventos, cada mês um evento. É muito bom viajar para os EUA, o cenário atual do Jiu-Jitsu agora é aqui, cada vez com mais academias, a modalidade só vem crescendo cada vez mais. Agora é aproveitar essa experiência, disputar os campeonatos que faltam, e retornar para Guarapari em dezembro — finalizou Mazzelli que conta com o apoio da SESPORT para competir internacionalmente, através do programa COMPETE ES.
Além dos títulos já citados, Fernanda ainda soma no currículo 6 conquistas do Campeonato Brasileiro, apenas na faixa-preta, considerando todas as faixas são 12 ao todo. Responsável por um projeto social na sua cidade natal, Guarapari-ES, onde ensina as técnicas e princípios do Jiu-Jitsu para crianças carentes, a lutadora capixaba esperava retornar a sua cidade natal com pelo menos mais uma medalha de ouro no peito.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com