No dia 15 de março vai acontecer o UFC FIGHT NIGHT 254 no UFC Apex em Las Vegas, nos Estados Unidos e um dos brasileiros escalados para este evento é o paranaense que já venceu por duas vezes nosso First Round Awards, ou seja, a premiação da Primeiro Round que premia os melhores do ano. Diretamente de Francisco Beltrão, Elizeu Zaleski dos Santos, o “Capoeira”, vai enfrentar Chidi Njokuani.
Em novembro de 2024, Capoeira venceu por nocaute e para iniciar 2025 comenta como está se preparando para este duelo:
“Venho trabalhando forte e focado nesses últimos meses. Quero poder tirar o meu melhor e fazer do ano de 2025 um dos melhores da minha carreira. Certeza que será melhor que 2024”, ressaltou o atleta da CM System.
Um mês após este nocaute que aconteceu no dia 18 de dezembro que Elizeu e Vitor Petrino venceram em nossa premiação. Curiosamente, no ano de 2025 completa 10 anos que o paranaense está completando 10 anos como atleta na maior organização de MMA do planeta. Capoeira comenta sua gratidão que vive neste momento:
“Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de fazer aquilo que amo e poder ter o reconhecimento em cima disso, pra mim não existem palavras e sim somente emoções e gratidão por Deus e pelas pessoa que me acompanham e me dão apoio”, comenta o atleta.
Arte Suave no treinamento no UFC tem nome forte no time
Elizeu aos 38 anos possui 12 vitórias e oito derrotas em seu cartel. Só no UFC são 11 braços levantados. Porém apenas uma finalização. Nestes 1O anos de UFC, um Faixa – Preta pode mudar este cenário: Raoni Tavares. Capoeira como está este camp para o dia 15 de março:
“Raoni foi uns dos primeiros caras que tive a honra de conhecer na CM System quando cheguei em 2010 para fazer um teste com o Cristiano Marcello para fazer parte do seu plantel de lutadores. Logo de começo já foi formando uma grande amizade e formalizando uma parceria de treinos. Raoni sempre me acompanhou desde a minha parte de preparação técnica até a parte estratégica para as lutas. Ele foi um grande lutador também, já teve algumas lutas e com isso criou mais interesse de poder aprender com ele. Sempre considerei além de colega de treino, professor um grande amigo que fez e ainda faz parte da minha história como lutador e representante mundial do MMA brasileiro na maior vitrine do mundo que é o UFC”, enfatiza.
Raoni Tavares comenta como são os treinos, parcerias e amizades com os atletas do UFC Elizeu “Capoeira” e Vitor Petrino:
“São pessoas sensacionais, humildes e com uma disposição incrível. Desde quando treinamos juntos até quando tenho a oportunidade de dividir o conhecimento com ambos, Elizeu é um amigo que tenho há mais tempo de amizade. Lembro quando chegamos, éramos faixas roxas. Hoje estou com quase 12 anos só de faixa preta, ou seja, uma amizade que perdura um bom tempo. Ambos são inspiração de persistência, não só para mim, mas acredito que para o time todo”, comenta Tavares.
Qual seria sua dica e se você ensina alguma coisa para ser diferente neste ano no ramo de sair mais finalização este ano?
“Com certeza, podemos ver Elizeu por outra perspectiva. Ele é um striker nato e um verdadeiro showman, sempre buscando a luta em pé e o nocaute. Seu estilo franco de “sair na mão”, mesmo que ele tenha apenas uma finalização no UFC. Podemos ver que ele também nunca foi finalizado e já trocou chão com diversos atletas de faixas pretas sem nunca passar por grandes dificuldades dentro do maior evento do mundo. Ele usa o jiu-jitsu para inverter a luta e buscar vantagem por cima, aproveitando uma de suas melhores armas, o Ground and Pound. Temos as mesmas origens no jiu jitsu do mestre Cristiano Marcello, que sempre preza pela agressividade no jiu jitsu, e assim, estamos treinando para mostrar novidades dentro do octógono”, ressalta Raoni.
Como Raoni imagina esta luta de março frente a Chidi Njokuani?
“Acredito que o Njokuani gosta de lutar com alguém que luta mais parado, totalmente diferente do Elizeu que movimenta muito e busca sempre ângulos diferentes para atacar, vai ser uma luta muita boa mas acredito fielmente que o Elizeu possa não só nocautear mas se buscar a finalização com toda a certeza, e ele vai conseguir”, comentou.
CONTATO:
Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com
© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦ Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design