Brasil terá sua maior delegação no IV Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais - Assunção 2024

Com 83 membros, as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) terão sua maior delegação em competições internacionais no IV Jogos Latino-americanos – Assunção (Paraguai) 2024, a ser realizado entre 4 e 12 de outubro. Os atletas brasileiros se juntam a outros mil atletas de 20 países da América Latina na luta por medalhas e, sobretudo, inclusão das pessoas com deficiência intelectual, tendo o esporte como ferramenta.

Entre as 14 modalidades disputadas no torneio, o Brasil estará representado em dez das: atletismo, badminton, basquete 3×3, bocha, futsal, ginástica rítmica, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. A maioria dessas modalidades – com exceção do atletismo, ginástica rítmica e natação – é praticada no modelo Unificado, ou seja, com pessoas sem deficiência intelectual como parceiros dos atletas. Na prática, isso prova que as pessoas podem conviver em harmonia e com inclusão em diferentes espaços, inclusive em uma quadra.

Participação histórica da delegação brasileira

Composta por pessoas de Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo, a delegação brasileira conta com 65 atletas e parceiros, além de técnicos, chefes da delegação e médica. A seleção dos atletas que vão representar o Brasil foi realizada por meio de um sorteio e tomou como base os melhores desempenhos nos Jogos Regionais do Sudeste e Nordeste.

Na última edição dos Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais, em 2017, no Panamá (em 2021, a competição foi cancelada em virtude da pandemia), a delegação brasileira tinha 37 membros e conquistou 28 medalhas. A expectativa neste ano para a disputa em Assunção é grande, tendo em vista que a equipe brasileira praticamente dobrou de tamanho.

Campanha – Junte-se à Nossa Torcida

Para convidar o público a torcer pelos atletas que representarão o Brasil no IV Jogos Latino-americanos das Olimpíadas Especiais – Assunção 2024, a OEB criou a campanha “Junte-se à Nossa Torcida”. A proposta é incentivar o público a “tietar” os atletas dos IV Jogos, assim como foi feito com esportistas brasileiros nos últimos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Com o mote “Fanáticos pela Inclusão”, a proposta é unir o público em Assunção ou no Brasil todo para vibrar pelos atletas durante a competição e, acima de tudo, pela inclusão deles – e de tantas outras pessoas com deficiência intelectual – em todos os espaços. A campanha será realizada nas redes sociais da OEB e de parceiros apoiadores, além de entrega de kits para influenciadores e embaixadores. 

SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

CONTATO:

Primeiro Round
jornalismo@primeiroround.com.br
marciovallefotos@gmail.com

Informações:

Anúncios
FAQ

© Todos os direitos reservados 2022/2023 – Marcio Valle ♦  Desenvolvido por Casa9 Marketing Digital e Design

plugins premium WordPress